Prótese Removível

Prótese Removível

As próteses dentárias removíveis, são uma alternativa às próteses fixas. Como o próprio nome indica, podem ser retiradas da boca com facilidade e a qualquer momento. São apoiadas nos restantes dentes, ou caso o paciente não os tenha, diretamente na gengiva. São também o processo mais económico para recuperar a estética e a função mastigatória.
Os materiais utilizados nestes tratamentos são muito importantes para garantir a sua durabilidade e uma estética natural. No nosso laboratório, as próteses removíveis são produzidas com os melhores materiais e com as técnicas mais avançadas.

protese

Que tipos

EXISTEM?

Esistem dois tipos de próteses removíveis:

As próteses acrílicas e as próteses esqueléticas

  • As próteses acrílicas são uma opção de substituição de um dente ou de todos. São produzidas em acrílico e durante a função da mastigação são apoiadas na gengiva.
  • As próteses esqueléticas são utilizadas na substituição de um ou mais dentes, mas não de todos os dentes, uma vez que requerem dentes de suporte para um bom desempenho da função. Esta segunda opção, apesar de requerer mais tempo de adaptação, é mais confortável do que a prótese totalmente acrílica, tendo em conta que é mais fina, pequena e mais resistente a fraturas.

Como devo fazer a sua

MANUTENÇÃO?

As próteses dentárias devem ser higienizadas comos os restantes dentes presentes na boca, porém pelo menos uma vez por dia, deve retirada e profundamente higienizada. Os restantes dentes presentes na boca, sobretudo os que estão em contacto com a prótese, também devem ter uma limpeza especialmente cuidada. A utilização de próteses dentárias representa sempre um fator de risco acrescido para os dentes e para as gengivas, pelo que tem de haver uma limpeza adequada.
As próteses dentárias precisam de ser regularmente avaliadas, num período de tempo definido pelo médico dentista, dependendo de paciente para paciente. É importante garantir que a prótese não é prejudicada, por exemplo por cáries e doenças periodontais. Também é imperativo ajustá-las, uma vez que no local onde existe ausência de dente não existe nenhum estímulo ósseo, deve garantir-se que a prótese é ajustada ao paciente e que não existe reabsorção do osso. Se a prótese não for ajustada para além de perder a sua função, trará consequências ao nível estético .
A prótese removível é uma opção prática, económica e que também possibilita uma higiene oral adequada, uma vez que é possível retirá-la da boca a qualquer momento e higienizá-la.
Porém uma prótese não substitui a colocação de dentes e o desempenho das suas funções na nossa boca e no nosso sistema. Pode causar alguma insegurança, com receio que os outros notem ou mesmo que possam cair, não estimula o osso e não garante a mesma eficiência mastigatória que os dentes naturais.
A alternativa às próteses dentárias é a colocação de implantes dentários, ou seja, a colocação de dentes fixos. A forma mais próxima com a natureza de substituição de dentes em falta ou que estejam comprometidos, é atualmente, o implante dentário. Para além de estimularem as células ósseas, não há reabsorção nem o envelhecimento ósseo dos maxilares.

Agende já a sua

Consulta

Se pretende fazer uma marcação, preencha o formulário e entraremos em contacto consigo logo que possível