Periodontologia
A Periodontologia é uma especialidade da Medicina Dentária que se dedica ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças periodontais, que atingem os tecidos de suporte dos dentes, nomeadamente as gengivas, o osso alveolar e o ligamento periodontal.
Que patologias pode
ORIGINAR?
As doenças mais frequentes são Gengivite, ou seja, a inflamação da gengiva, e a Periodontite nos adultos (piorreia). A periodontite geralmente ocorre por volta dos 30 anos de idade de uma forma silenciosa. É uma patologia que deve ser acompanhada de 6 em 6 meses ao longo de toda a vida, uma vez que pode ter consequências graves, tal como mencionado acima, a perda precoce do osso e dos dentes.
Quais as consequências das
PATOLOGIAS?
A Gengivite e a Periodontite afetam o conjunto de tecidos que suportam o doente: a gengiva, o osso e o ligamento periodontal, que são responsáveis por manter a firmeza dos dentes no maxilar. É comum o aparecimento de pus entre os dentes e as gengivas, assim como movimentação dos dentes. Se nesta fase não for aplicado o devido tratamento, o paciente pode enfraquecer ou perder o osso, e consequente perder os dentes por falta de suporte.
Como prevenir o seu
APARECIMENTO?
O aparecimento das doenças que afetam os tecidos acima mencionados, são o resultado da acumulação de placa bacteriana e de tártaro no sulco existente nos tecidos da cavidade oral. Apesar de qualquer pessoa com uma higiene oral desadequada puder desenvolver tais patologias, também o tabagismo, o stress, os diabetes, a gravidez, a puberdade, o desalinhamento dos dentes e a falta de higienização de próteses dentárias, pode originar o aparecimento das mesmas.
Como se tratam as patologias
PERIODONTAIS?
No caso da Gengivite, o tratamento passa pela remoção da placa bateria e do tártaro acumulado. A colaboração e consciencialização do paciente é muito importante nesta fase, uma vez que tem de ser mantida uma higiene oral cuidada, através da escovagem e remoção da placa bacteriana, com utilização de fio dentário ou escovilhões.
No tratamento da Periodontite, o objetivo é assegurar que não há progressão da doença e eliminar a infeção.
Numa primeira fase de evolução da patologia, o tratamento passa sempre pela remoção da placa bacteriana e do tártaro existentes à superfície dos dentes.
Numa fase mais avançada, na maioria dos casos é necessário realizar uma raspagem e alisamento radicular dos dentes afetados, passando desde a superfície da gengiva até ao ponto mais profundo das bolsas periodontais. Desta forma a infeção é totalmente eliminada e garanta-se que não ocorra uma reinfeção.
Na fase de evolução mais grave da patologia, quando existem bolsas profundas com sangramento, o paciente pode perder o osso, e consequente os dentes por falta de suporte, é necessário recorrer a intervenção cirúrgica, onde é feito o alisamento radicular direto e os tecidos de suporte são remodelados.
A periodontite é uma doença crónica, para evitar a reinfeção e destruição dos tecidos de sustentação dos dentes, é imprescindível um acompanhamento para toda a vida e um cuidado diário por parte do paciente para evitar a reinfeção e a continuação da destruição dos tecidos de sustentação dos dentes.
Agende já a sua
Consulta
Se pretende fazer uma marcação, preencha o formulário e entraremos em contacto consigo logo que possível